Loading...

It's been a hard days night!

Têm dias em que a noite é foda.


21 outubro 2010

22 e 23/OUT, na Caixa Cultural, "EX-DEUS MACHINA" e "26 DE ABRIL", no Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

 



CURTA 8 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA SUPER 8 DE CURITIBA
Dia 23 de outubro, sábado, 20h45 
Sessão 3 da Mostra Competitiva
Filmes em Tomada Única


"EX-DEUS MACHINA"

Sinopse:
A angústia de uma noviça diante da opressão gerada pelos ícones da igreja católica;
a opulência institucionalizada a leva à compreensão de que a religião não é
a única maneira de atingir o céu: "Eu procurei lá dentro e Ele não estava lá". 

elenco: Karol Gubert, Camilla Maia Moraes
roteiro, direção, dir. fotografia: Cesar Felipe Pereira
produção: Cesar Felipe Pereira e Ana Pellegrini Costa
direção de arte: Ana Deliberador
ass. produção: João Graf
ass. fotografia e still: Renato Ogata

o áudio será realizado ao vivo por Guto Pasko




*vejam também "26 DE ABRIL", de Ana Pellegrini Costa
Dia 22 de outubro, sexta-feira, 20h45
1ª Sessão da Mostra Competitiva
Filmes em Tomada Única

Sinopse:
26 de abril é o 116º dia do ano, 117º em anos bissextos. Dentro de 249 dias, o ano acaba e outro começa.

Direção, roteiro e produção: Ana Pellegrini Costa
Direção de Fotografia: Cesar Felipe Pereira
Direção de arte: Ana Deliberador
Elenco: Beatriz Ortiz, Rafaela Rossi e Rodrigo Cavalheiro.




Único festival de cinema Super 8 do Brasil realiza sua 6a edição em Curitiba
Curta 8 conta neste ano com performance de cineastas argentinos, homenagem ao cinema de Paranaguá, Home Movie Day e as tradicionais sessões Tomada Única

Entre os dias 22 e 24 de outubro será realizada no Teatro da Caixa a sexta edição do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, o único evento do Brasil dedicado ao formato cinematográfico Super 8. Além de mostras competitivas e expositivas, que exibem mais de 40 filmes de cinco países, o evento contará com uma atração especial na noite de abertura, com a presença dos cineastas argentinos Andrés Di Tella (o mais conceituado documentarista de seu país, fundador do BAFICI - Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente) e Claudio Caldini, que juntos farão a performance “Hachazos”, que consiste em uma projeção múltipla de filmes Super 8 utilizando vários projetores simultaneamente. A apresentação ocorre em Curitiba dois dias depois de sua estreia, em Buenos Aires (Argentina).

A apresentação de Di Tella e Caldini, marcada para as 19h, será seguida de exibições das mostras competitivas de Filmes Finalizados em DVD e também da primeira sessão deste ano do Tomada Única, que tornou-se um dos grandes atrativos do festival desde 2008. Tratam-se de curtas realizados durante uma oficina promovida pelo Festival Curta 8, ministrada em setembro por Leandro Bossy e Pedro Merege, em que cada um dos 10 alunos utilizou um cartucho de filme Super 8 (que tem duração de aproximadamente 3 minutos e 20 segundos) para realizar um curta editado na própria câmera, ou seja, que não teria edição posterior, tendo as cenas filmadas na ordem em que desejassem. Os filmes serão vistos pela primeira vez no festival, sendo uma surpresa tanto para o público quanto para seus realizadores, que poderão sonorizar o filme ao vivo. Como novidade deste ano, o festival abriu a participação na categoria a realizadores que não passaram pela oficina, recebendo inscrições de cineastas experientes como Gil Baroni e Murilo Hauser. Após a sessão haverá debate com os realizadores

No sábado, o convidado argentino Claudio Caldini terá uma sessão de retrospectiva de seu trabalho em Super 8, seguido de um debate que também contará com o colega Andrés Di Tella. Em seguida haverá exibições competitivas nas categorias Tomada Única, Filmes Montados em Película e Filmes Finalizados em DVD. Entre os títulos deste sábado está “Supermemórias”, do cearense Danilo Carvalho, que editou um curta de 20 minutos a partir de 600 rolos de filmes Super 8 de gravações familiares que reuniu em Fortaleza. A noite fecha com debate com os realizadores
A programação de domingo começa mais cedo, às 17h, com a sessão dedicada ao Home Movie Day, realizado pela primeira vez em Curitiba. Esta celebração que ocorre no mundo todo e tem admiradores como Martin Scorcese e Steve Martin exibe filmes apresentados pelo público, como forma de valorizar as filmagens domésticas que consagraram o formato, principalmente nas décadas de 70 e 80. É a oportunidade para que indivíduos e famílias assistam e dividam com o público do festival seus próprios filmes caseiros rodados nos formatos Super 8 e Single 8. As pessoas interessadas devem entregar os filmes para inspeção nas noites anteriores, de sexta-feira e sábado, a cargo da curadora Lila Foster).

Às 19h será realizada a sessão “Cinema Super 8 à beira-mar”em homenagem ao cinema de Paranaguá (cidade do litoral paranaense) com exibição de filmes de Cyro Matoso (“Grazy na Terra de King Kong”) e Celso Lück Júnior (“Mané da Paz – Fabricante de Viola”), ambos realizados na década de 70. Vale lembrar que Cyro Matoso tornou-se tema de um documentário recente chamado “Cinematoso”, que está rodando o circuito de festivais e já recebeu uma premiação. Por fim, às 20h haverá a cerimônia de premiação, marcando o encerramento desta edição 2010. O corpo de jurados deste ano é composto por Andrés Di Tella, Carlosmagno Rodrigues e Rubens Machado Jr.


Evento projeta filmes para outros festivais
Nos últimos anos, o Curta 8 tornou-se uma vitrine para novos realizadores. O maior exemplo foi o curta "Avós", do uruguaio naturalizado brasileiro Michael Wahrmann, que estreou na edição de 2009, sendo o grande vencedor, com sete prêmios, incluindo Melhor Filme finalizado em Vídeo, Melhor Direção e Melhor Roteiro. Graças a esta façanha, o filme chamou a atenção dos curadores do Festival de Berlim que o selecionaram para a última edição do festival alemão. Além disso, “Avós” está colecionando prêmios em outros festivais.

Os filmes produzidos pela oficina Tomada Única também fizeram sucesso, como por exemplo "Cru", de Fábio Allon, premiado no Curta 8 como Melhor Filme em Tomada Única e Melhor Atriz na edição 2008. Em seguida foi selecionado e premiado como o melhor filme da 13ª edição do Festival Nacional 5 Minutos, na Bahia, e posteriormente selecionado pelo Porta Curtas, mantido pela Petrobras. Outro trabalho produzido na mesma edição da oficina foi "A Infância de Margot", de Bruno de Oliveira, que foi selecionado e exibido em rede nacional pela MTV, no programa "fiz na MTV".

O festival tem idealização e curadoria de Leandro Bossy. É produzido por Antonio Carlos Domingues/Perfil Comunicação. Tem direção de produção de Rafael Urban e design gráfico de Maria Andrade. Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba é uma promoção da Caixa Econômica Federal, através da CAIXA Cultural Curitiba. 

Site do festival: www.curta8.com.br
Fotos da edição anterior: www.flickr.com/photos/curta8/


Servico:
Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Datas: de 22 a 24 de outubro (sexta-feira a domingo)
Horários: Sexta-feira e Sábado a partir das 19h. Domingo às 17h, com cerimônia de premiação às 20h
Local: Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba)
Entrada franca
Informações: Telefone (41) 2118-5111
  


...............................

Currículos dos convidados:
Andrés Di Tella (Santiago, 1958) dirigiu os longas-metragens Montoneros, una historia (1995), Prohibido (1997), La televisión y yo (2003), Fotografías (2007) y El país del diablo(2008). Foi o fundador e o primeiro diretor artístico do BAFICI - Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (1999) e atualmente dirige o Princeton Documentary Festival, na Universidade de Princeton, Estados Unidos. Paulo Antonio Paranagua, em Cine Documental en América Latina, o destaca entre os 15 documentaristas mais significativos do continente. Em 2006 foi outorgado com a bolsa da Fundação Guggenheim. Em 2008 foram realizadas retrospectivas de sua obra na Cinemateca Espanhola, de Madri, e na Cinemateca da Catalunha, em Barcelona. Atualmente, está escrevendo um livro e realizando um filme sobre Claudio Caldini.

Claudio Caldini (Buenos Aires, 1952), cineasta experimental desde 1970. Estudou no Centro Experimental do Instituto Nacional de Cinematografia, na capital argentina. Sobre seu cinema o crítico David Oubiña escreveu, “Claudio Caldini produziu peças únicas sobre esse suporte [8mm]; não é ao acaso, então, que insista em recuperar essa hipnótica textura através da tecnologia do vídeo”. Recebeu o 1º Prêmio da Primeira Semana de Cinema Experimental da feira ARCO, em 1991, e o Grande Prêmio da Mostra Franco-Latinoamericana de Vídeo-arte, em 1994. Ministrou a disciplina “Técnicas experimentais”, no Centro de Pesquisa e Experimentação em Cinema e Vídeo (CIEVYC), de 1995 a 2004. Entre os anos 1998 e 2004 foi o curador de cinema e vídeo do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires. Foi distinguido com bolsas de diferentes instituições, como a da Fundação Antorchas, e participou como jurado em diversos festivais de cinema, como no de Oberhausen, Alemanha, em 2003.

Lila Foster (Nova Iorque, 1980) é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos com trabalho dedicado ao acervo de filmes domésticos da Cinemateca Brasileira, instituição na qual trabalhou como catalogadora entre 2007-2009. Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005), nos últimos anos tem dedicado especial atenção ao universo da preservação audiovisual. No primeiro semestre de 2010, participou do programa de estágio em restauração e curadoria audiovisual da Haghefilm Foundation em Amsterdam. Atualmente trabalha como colaboradora da revista Cinética e edita o blog Nitrato, Acetato & Poliéster.


14 outubro 2010



sonhava o guri que de dia fazia campanha:


...45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino Professor Galdino 45021 Professor Galdino...

04 outubro 2010



Dois irmãos gêmeos, separados pelo destino, se reencontram depois de uma sequência de infortúnios, para o clássico desfecho das comédias shakesperianas.
O espetáculo ... OUOQQSERDES (... ou o que quiserdes), leva aos palcos uma transposição das palavras do dramaturgo para a linguagem poética das máscaras sendo acompanhado com música ao vivo.
 
Oferecemos também uma oficina gratuita MÁSCARA NEUTRA - PREPARAÇÃO DO ATOR ATRAVÉS DA MÁSCARA que será ministrada por Mauro Zanatta, nos dias 07 e 08 de outubro das 09:00 as 12:00 hrs. 
Interessados deve enviar um breve currículo e uma carta de intenção para caixacultural03.pr@caixa.gov.br até o dia 05/10/10. Vagas Limitadas.
 
APENAS 06 APRESENTAÇÕES.
 Garanta o seu ingresso comprando antecipado.  A bilheteria estará aberta a partir do dia 05/10/10 e funciona das 12:00 as 19:00 hrs. 
 
Serviço:
Espetáculo: ... OUOQQSERDES (Projeto Noite de Reis)
de 07 a 10 de outubro de 2010
no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro)
Ingressos:  R$ 10,00, R$ 8,00 (clube do assinante Gazeta do Povo) e R$ 5,00 (estudantes, idosos e correntistas da Caixa)
quinta e sexta as 21 hrs, Sábado as 18 e 21 hrs e Domingo as 16 e 19 hrs.
Informações 2118-5111 / www.caixacultural.com.br / www.atorcomico.com.br
 
Ficha Técnica
Direção: Mauro Zanatta
Elenco:  Camila Jorge
              Edran Mariano
              Frank Sousa
              Hique Veiga
              Jussara Batista
              Luana Godinho
Músicos: Paulo Demarchi
                Henrique Dronneau
                Melissa Anze
Figurino: Paulo Vinicius
Cenário:  Alfredo Gomes Filho
Iluminação: Wagner Correa
Design Gráfico: Adriana Alegria
Assessoria de Imprensa: Fineza Comunicação
Produção: Edran Mariano
Realização:  Ator Cômico Produções Artísticas