Loading...

It's been a hard days night!

Têm dias em que a noite é foda.


04 abril 2010

AS ESPERTEZAS DE ARLEQUIM

RELEASE

O espetáculo As espertezas de Arlequim é uma verdadeira Commedia dell’Arte, construída seguindo os esquemas tradicionais da Itália do 1500.

O texto é fixo, elaborado através de improvisações com base num canovaccio. Entretanto, no desenvolvimento da história, sempre é permitida alguma saída de improvisação que o contexto possa determinar. A direção exalta o estilo através de invenções cênicas, dos lazzi, e de um grande uso das simples técnicas acrobáticas e de mímica.

São três as personagens principais da trama: Arlequim, Pantaleão e Ricciolina. Ao longo da peça, os atores interpretam outros três clássicos personagens da Commedia dell’Arte: Doutor, Capitão e Bruxa, revelando, neste jogo de contínua transformação, a técnica adquirida pelo Atores do Grupo Arte da Comédia ao longo de 4 anos de pesquisa, conduzida pelo diretor italiano Roberto Innocente, sobre este estilo de teatro.

Tudo acontece diretamente na cena – sem nenhum auxilio técnico – e tudo é executado diretamente pelos atores. Não existem músicas de cena.

Outra característica marcante do espetáculo é a possibilidade apresentá-lo em qualquer local e situação, criando uma iconografia própria do Teatro da Renascença Italiana.

As espertezas de Arlequim, clássica Commedia dell’Arte italiana: baseada na habilidade dos atores e na força das personagens. Comédia humorada, cheia de piadas, gags, acrobacias que, na construção física das personagens, alcançam estágios de comunicação que vão além do texto e da palavra.

SERVIÇO:

AS ESPERTEZAS DE ARLEQUIM

Texto e Direção: ROBERTO INNOCENTE

Cenografia e Figurino: DO GRUPO

Máscaras em couro: ROBERTO INNOCENTE

Com: ALAOR CARVALHO (Pantaleão/Capitão)

JOÃO GRAF (Arlequim/Doutor/Ricciolina)

SUSANE BUENO (Ricciolina/Bruxa)

de 18 a 25 de abril

- Segunda a sábado às 17h13. Local: Rua XV de novembro, esquina com Monsenhor Celso

**Dia 21, feriado de Tiradentes, será às 16h no Zoológico.

- Domingos às 10h47. Local: Ruínas de São Francisco.

Produção: grupo Arte da Comédia

Se chover, a apresentação será cancelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário