Loading...

It's been a hard days night!

Têm dias em que a noite é foda.


05 setembro 2008

VOS-CONVIDO-VOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES Coordenação do Curso de Letras SEMANA DE LETRAS 2008 I SIMPÓSIO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO Sessão 6 Sexta-feira, 26.09.08 – 9h50-12h00 Sala: 1009 10h40-11h05 CARNEIRO, Cesar Felipe Pereira ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS PARA O CINEMA DA RETOMADA: O CASO DE CIDADE DE DEUS E O SUCESSO DA REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA JUNTO AO GRANDE PÚBLICO O Cinema da Retomada é o nome pelo qual é chamado o período de, mais ou menos, 1993 até os dias atuais. Ao invés de um movimento, pode-se afirmar que corresponde a um momento da produção cinematográfica nacional. Imersa nesse contexto, a violência desponta como “a” questão mais urgente da fase atual, pois as obras fílmicas baseadas em livros e que a trazem por tema vêm obtendo significativo destaque nos festivais mais importantes do mundo, recorde de público (entre os filmes brasileiros) no parque exibidor nacional e relativa ressonância reflexiva na sociedade contemporânea. Com base na idéia de que vivemos a Era da Imagem, procurar-se-á discutir os desafios no processo de adaptação do romance "Cidade de Deus" (1997), de Paulo Lins, para a grande tela, levando-se em conta as particularidades de cada linguagem (a literária e a cinematográfica), sem perder de vista o papel que as adaptações cumprem em um país cuja população lê pouco: primeiramente, o filme estabelece um contato mais efetivo das pessoas com a realidade de seu país, ao representar as angústias, as cores, as dores, os costumes, enfim, a identidade nacional brasileira; e, após essa “introdução” audiovisual, verifica-se um aumento interessante no número de leitores do texto que lhe deu origem. Ao lançar luz sobre o processo de transposição de um meio semiótico para outro, no que ele logra, onde estão os "acertos" e onde ocorrem as perdas (inevitáveis) ao fazê-lo, será possível apontar onde reside a importância do filme “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles, na construção de uma expressão única em meio à pluralidade dascinematografias espalhadas pelo globo.

2 comentários: